foto:Arterisbr
O Contorno Rodoviário de Florianópolis é uma nova rodovia que está sendo implantada pela Arteris para retirar o tráfego pesado e de longa distância da região metropolitana da Grande Florianópolis. O traçado tem uma extensão de 50 km e passa pelos municípios de Governador Celso Ramos, Biguaçu, São José e Palhoça.
O Contorno inicia no km 177 no rio Inferninho em Biguaçú e termina no km 220 no bairro Pachecos em Palhoça
As obras do Contorno de Florianópolis é a maior em execução desse tipo no país ,com o objetivo de desafogar o trânsito na região da BR-101 que dá acesso à Capital ao oferecer uma rota alternativa para o transporte de cargas que corta o litoral do Estado. O investimento total é de R$ 3,7 bilhões, e com previsão de entrega para dezembro de 2023.
A primeira previsão de entrega total da obra era em 2012, porém as obras foram iniciadas de fato em 2014 e está com 58% de obras concluídas . Foram atrasos no cronograma, troca de empresas e até paralisação por parte dos trabalhadores contratados por empreiteiras.
DADOS DA OBRA
- Extensão: 50 quilômetros de pista dupla
- Pontes: 5
- Trevos: 6
- Viadutos: 2
- Túneis: 4 duplos
- Passagens em desnível: 20
- Passagem por rodovias estaduais: SC-408 e SC-407
flickr/photos/arterisbr
HISTÓRICO DAS OBRAS
Em 27 de abril de 2015, a Autopista Litoral Sul iniciou as obras no Trecho Norte e atualmente trabalha com várias frentes de obras em Biguaçu, São José e Palhoça.
Junho/2016 – Até agora foram pavimentados cinco quilômetros. Os serviços compreendem, neste momento 32 quilômetros, com terraplanagem, drenagem, obras de arte e pavimentação asfáltica. Acrescenta ainda que 13 programas ambientais estão sendo executados neste momento para amenizar impactos na natureza. Previsão de inauguração para 2019.
Novembro/2016 – Obra em andamento, Norte B – 18.97% (de 7,46 km)
Outubro/2017 – Obra em andamento, com previsão de entrega prorrogado para dezembro de 2020, devido à falta de licença ambiental para a interseção sul. Atualmente cerca de 34 dos 50 quilômetros de sua extensão já estão em obras avançadas, o que corresponde a 70% do empreendimento;
Março/2018 – Obras em andamento;
Abril/2018 – Obras em andamento.
Desapropriações: Faltam indenizar 231 Áreas, 58 Trecho Norte, 16 Trecho Intermediário e 157 do Trecho Sul;
Trechos não iniciados:
Norte: A/B – km 175+200 até 0 km 178+800
Novo Projeto executivo, protocolado na ANTT em 19/01/2018, está em processo de aprovação. Complemento da Licença de Instalação em processo de aprovação no IBAMA.
Intermediário:
Túnel 4: Atendimento de Condicionante Ambiental para Redução de Área de Desmatamento não previstas quando da apresentação da proposta, culminaram com a elaboração do projeto do Túnel 04. Projeto Executivo/Orçamento em apreciação com a Agência Reguladora.
Trecho Sul:
O traçado original do contorno de Florianópolis foi alterado, conforme demanda dos municípios, para evitar a segregação da área urbana de Palhoça. Este novo traçado percorre terreno montanhoso com mata atlântica resultando na inserção de 3 túneis duplos. Ainda no trecho sul, km 228+900 ao km 220, o Projeto Executivo está em apreciação pela ANTT. Trecho sem emissão da LI pelo IBAMA;
Maio/2018 – ANTT e Arteris adiam para final de 2021 e início de 2022 o fim das obras;
Dezembro/2018 – Obra em andamento. Em nota, dia 03 de dezembro de 2018, a concessionária Arteris Litoral Sul informa retomada do fluxo normal de obra;
Janeiro/2019 – A Arteris Litoral Sul rescinde o contrato com a Salini Impregilo devido as paralisações das obras. A nova contratada, Seta Engenharia, assumiu os trabalhos dia 16.01.2019 com previsão de retorno do ritmo da obra até o fim de janeiro/2019.
No dia 30.01.2019 foram emitidas pelo IBAMA as licenças ambientais pendentes, necessárias para a continuidade da obra.
-Tronco Norte A: Saída do contorno com a ligação na BR 101 em Biguaçu, foi necessário uma nova mudança para desvio do aterro sanitário de Governador Celso Ramos.
– Tronco Sul B: duas interseções do contorno, com a BR 101 e a BR-282;
Fevereiro/2019 – Obra em andamento. Estão pendentes 185 áreas para desapropriação, sendo 58 no Trecho Norte, 10 no Intermediário e 117 no Trecho Sul.
-Trecho Sul: Aguardando aprovação dos projetos pela ANTT.
-Trecho Intermediário: obras em andamento.
-Tronco Norte A: Processo de contratação para continuação da obras deste tronco;
Março/2019 – Obra em andamento. Em audiência pública 22.04.2019 na Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina), mostrou que não há um prazo definido para a entrega total das obras do contorno.
Arteris informou que os trechos que já estão em andamento, com projetos e licenças aprovados, serão entregues em dezembro/2021. Previsão da publicação do novo cronograma no próximo dia 30 de abril 2019;
Maio/2019 – Obra em andamento.
Aguardando analise dos projetos ( Tuneis e Entroncamentos Sul B BR101 e BR 282) pela Lab Trans, laboratório de transportes e logística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com previsão de conclusão em 21 de junho;
Junho/2019 – Obra em andamento.
Analise dos projetos entregues no prazo para a agência, aguardando aprovação da analise e novo cronograma das obras;
Julho/2019 – Obra em andamento.
125 desapropriações pendente no contorno.
Aguardando aprovação da analise dos projetos da Lab Trans pela ANTT e Arteris, previsão de conclusão para Outubro/2019.
Em reunião conjunta do Conselho Estratégico para Infraestrutura de Transporte e a Logística e da Câmara de Transporte e Logística da FIESC, Arteris informou que a previsão de conclusão das obras já em andamento estão mantidas para dezembro/2021 e os Tuneis, obras especiais e troncos considerados pontos críticos, estão previstos para dezembro/2022.
23.07.2019 A ANTT encaminhou o ofício autorizando as obras no troco Sul B com suas interseções para a Arteris, tendo 90 dias para iniciar as obras;
Agosto/2019 – Aguardando inicio das obras no troco Sul B com suas interseções. O trecho libera pela ANTT está em fase de desapropriação pela Arteris e o inicio efetivo das obras acontecerá juntamente com os Tuneis 01-02-03, pois os materiais necessários para execução das obras são provenientes dos tuneis;
Setembro/2019 – Obra em andamento.
As obras estão com equipes em frentes simultâneas de trabalho nos trechos Norte B, C e 2N, em Biguaçu, e no Trecho Intermediário, em São José. A expectativa da concessionária agora é para o início das obras do Trecho Sul, em Palhoça, previsto para o final deste ano;
Outubro/2019 – Durante a reunião da força-tarefa com os representantes da Arteris Litoral Sul, do Ministério da Infraestrutura, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes ( DNIT), da Empresa de Planejamento e Logística (EPL) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC),ficou definida a entrega do viaduto sobre a SC-407 para dezembro de 2019 e o início das obras do viaduto sobre a BR 282/SC para o mesmo período. O grupo tem o prazo de duas semanas (14/11) para apresentar uma solução consensual sobre impasses referentes à terraplenagem, produtividade, construção e automação dos 4 túneis previstos no contorno, além de outros pontos-chave do empreendimento;
Dezembro/2020 – Projetos Executivos aprovados pela ANTT;
Fevereiro/2021 – Início das obras no trecho Sul
Maio/2021 – Obras em andamento
Agosto/2021 – Obras em andamento
Novembro/2021 – Obras em andamento
Janeiro/2022 – Túnel 4 vazado em ambos os sentidos
Março/2022 – Obras em andamento
Maio/2022 – Túnel 1 vazado na pista Sul-Norte.
Junho/2022 – Obras em andamento com terraplenagem e tratamento geotécnico com recortes de morro e beneficiamento de material e aguardando adensamento do solo em diversos partes no trecho SUL B;