NA PRÁTICA A BR-101 POSSUI ,
4.389 KM DE EXTENSÃO.
A Rodovia BR-101
A BR-101 é uma rodovia de sentido longitudinal que interliga 11 estados brasileiros de norte ao sul ,conectando grandes centros urbanos e regiões turísticas.A rodovia inicia próximo do Farol do Calcanhar ,no município de Touros,no Rio Grande do Norte e termina em São José do Norte,próximo da cidade de Rio Grande ,onde a Lagoa dos Patos encontra o oceano Atlântico,no litoral sul do Rio Grande do Sul, em toda a sua extensão a rodovia é denominada de Governador Mário Covas.
IMPORTÃNCIA ECONÔMICA
A rodovia BR-101 é uma das mais importantes rodovias brasileiras, por ser uma rodovia de característica translitorânea , permite a ligação entre portos,grandes centros consumidores e zonas turísticas.Utilizada tanto por turistas que exploram o litoral, quanto pelo transporte de cargas rodoviárias locais e regionais como aquelas destinadas ou provenientes dos portos e indústrias.
EXTENSÃO
Na prática sua extensão é de 4.389 km ,mais pelos dados do ministério dos transportes, a BR-101 possui 4.650 km de extensão,mais alguns trechos são compartilhados com outras rodovias federais, como no trecho incompleto entre Iguape (SP) e a divisa com Paraná e Santa Catarina, a BR-101 não existe,a rodovia é apenas planejada.Esses trechos são computados na quilometragem total da rodovia pelo Ministério dos Transportes.
Techos sobreposto Ubatuba-Miracatú
TRECHO PLANEJADO EXTREMO SUL DE SP E PARANÁ
Apesar de percorrer todos os estados litorâneos a partir do sul do Rio Grande do Norte, no Paraná o trecho não existe, o acesso rodoviário que compreenderia a rota no estado é feito passando pelas rodovias BR-116 e BR-376 até guaruva-SC. Projetada a mais de 40 anos no Paraná, Antonina seria uma das cidades onde passaria o trecho “planejado” da rodovia. A implantação da estrada é reivindicada há 20 anos pelo setor de transportes.
O trecho planejado inicia no entrocamento da SP-222 em Iguape no litoral sul de São Paulo e termina em Guaruva ,na divisa de Santa Catarina.
Extensão do trecho planejado:
- 218 km
HISTÓRIA
Inicialmente denominada de BR 5 ,a rodovia br-101 começou a ser construída por trechos entre as décadas de 1950 e 1970.
- Em fins de dezembro de 1960, é inaugurado o trecho Recife – Maceió, totalmente pavimentado.
- No Espírito Santo, em novembro de 1960, o trecho Vitória – Divisa ES/RJ estava quase todo pavimentado, faltando apenas dois trechos, o primeiro, com 11,7 km localizado próximo à Divisa ES/RJ e outro de 17,3 km entre Vitória e Iconha.
- No dia 19 de agosto de 1970, conclusão da pavimentação do trecho da BR-101 entre Florianópolis (SC) e Torres (RS), com 260 quilômetros de extensão. Em maio é entregue a pavimentação do trecho Florianópolis – Curitiba.
- Em 1970, é concluído o trecho norte da rodovia BR-101, totalmente pavimentado, conectando as cidades de Natal, João Pessoa, Recife, Aracaju, Maceió e Salvador.
- No dia 24 de outubro de 1972, o Ministro dos Transportes, Mario Andreazza, inaugura o trecho João Neiva – Linhares, no Espírito Santos, com 54 quilômetros de extensão.
- No dia 22 de abril de 1973, é realizada a cerimônia de entrega ao tráfego da BR-101 entre Vitória e Salvador, bem como dos acessos aos locais históricos de Monte Pascoal, Porto Seguro, e Santa Cruz de Cabrália.
- No dia 4 de março de 1974, inauguração da ponte Rio – Niterói.
Referências: Diário Carioca. Rio de Janeiro. 6 julho 1960, – O Jornal. 1960, novembro, 9. Página 5. – Jornal do Brasil. 1968, junho, 6. Primeiro caderno, página 16.
PERGUNTAS E RESPOSTAS
A rodovia inicia próximo do Farol do Calcanhar ,no município de Touros,no Rio Grande do Norte e termina em São José do Norte,próximo da cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul.
Em toda sua extensão é denominada oficialmente por Rodovia Governador Mario Covas.
Na prática sua extensão é de 4.389 km ,mais pelos dados do ministério dos transportes, a BR-101 possui 4.650 km de extensão.
Pelos dados do ministério dos transportes a BR-116 é a maior do Brasil,enquanto a BR-101 é a segunda .
A BR-101 foi construída por trechos,entre as décadas de 1950 e 1970.