Uma das maiores obras rodoviária das últimas décadas no Espírito Santo , o Contorno do Mestre Álvaro – segue acontecendo e deve ser entregue ainda neste ano. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), 78% da construção já está concluída. A obra é de responsabilidade do Governo Federal e já deveria ter sido entregue há quase anos atrás.
De tamanha importância para a mobilidade urbana da Serra, a construção do Contorno do Mestre Álvaro – apesar dos atrasos e incertezas relacionadas aos recursos necessários – está avançando. De acordo com o Governo Federal, os recursos para garantia de que a obra continue e seja entregue estão totalmente garantidos pela Lei Orçamentária Anual 2023.
Essa verba necessária para que a obra seja entregue chega aos R$ 100 milhões.
Informação do DNIT afirma que a obra será entregue durante os últimos meses deste ano. O Governo Federal ainda afirma que o percentual de execução é de aproximadamente 78% do empreendimento, ou seja, quase 80% da obra já está pronta.
A informação de que os recursos estão garantidos pelo governo para o avanço da construção é uma novidade, já que nos últimos anos – principalmente em 2022 – havia incertezas sobre o prosseguimento da obra por falta de verba.
O Governo Federal afirmou que queria entregar a obra em 2022, mas não tinha verba para isso.
Melhoria no trânsito na Serra
Além de ser a maior construção em andamento na Serra, a obra do Contorno do Mestre Álvaro é considerada a mais importante das últimas décadas. Assim que entregue, o novo traçado promete melhorar um dos principais problemas relacionados ao trânsito no Espírito Santo. Trata-se do trecho da BR-101 entre Serra Sede e Carapina.
A BR-101, que atualmente passa por dentro desse trecho na cidade, passará a ser no Contorno do Mestre Álvaro, transformando o atual trecho da rodovia em uma avenida municipal – que deve ser chamada de Avenida Mestre Álvaro.
Isso fará com que 15 mil veículos, dentre eles os de carga, deixem de passar pela área urbana da Serra diariamente. A Prefeitura da Serra e o Governo do Estado esperam que isso melhore o trânsito na região, acabando com os engarrafamentos.
A obra do contorno é totalmente bancada por verba federal. Inicialmente, a concessionária Eco101 – que até o momento administra a rodovia – iria assumir o novo trecho. A Eco, no entanto, desistiu do contrato de concessão e o Governo Federal terá que fazer um novo leilão da rodovia.