MAPA DA RODOVIA BR-381

Mapa rodovia BR-381

A RODOVIA BR-381

A BR-381 é uma rodovia de sentido diagonal, de grande importância econômica para o Brasil, por ligar os estados brasileiros do Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo.A rodovia liga a cidade de São Mateus, no Espírito Santo a a cidade de São Paulo capital, finalizando no entroncamento com a BR-116 – Rodovia Presidente Dutra nas divisas dos municípios de São Paulo e Guarulhos. No trajeto atual, possui uma extensão total de  1183 quilômetros, dos quais 95 são em São Paulo, 940 em Minas Gerais e 148 no Espírito Santo.

A rodovia  tem uma importância fundamental, pois faz parte do mais relevante eixo rodoviário nacional, junto da BR-116, interligando os três maiores estados da federação, constituindo-se num corredor de transporte tanto para abastecer o mercado interno como para o mercado exterior. 

BR-381 MINAS GERAIS

No estado de Minas Gerais, a BR-381 possui uma extensão de 940 km e possui dois trechos distintos.

BR-381 Minas Gerais

TRECHO SUL

Neste trecho, entre Belo Horizonte e São Paulo a rodovia é toda duplicada e também é conhecida como rodovia Fernão Dias, em homenagem ao nome do bandeirante que se embrenhou nos sertões do Estado de São Paulo e de Minas Gerais à procura de esmeraldas em trilhas percorridas que lembram o traçado atual da rodovia, começou a ser construída na década de cinqüenta do século passado. Foi inaugurada a ligação Belo Horizonte-Pouso Alegre em 1960 no governo do presidente Juscelino Kubistcheck, quando ainda estava inacabada a obra. Contudo, apenas em 1961 a rodovia havia sido totalmente concluída, com a finalização das obras no trecho paulista.

BR-381 Minas Gerais Trecho Sul

A rodovia Fernão Dias liga duas das mais importantes cidades do País: Belo Horizonte até São Paulo, percorrendo um traçado diagonal numa extensão de 563 quilômetros neste trecho. Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), 43% da economia mineira, 20% de toda a produção do parque industrial de Minas e de São Paulo, cerca de 60% da produção nacional de ferro-gusa e aproximadamente 3 milhões de toneladas da produção agrícola mineira passam pela BR 381, representando uma circulação média de mais de 15 mil veículos – entre ônibus, caminhões e automóveis – por dia. Além disso, 25% da população mineira vivem e
trabalham em sua área de influência.

DUPLICAÇÃO DO TRECHO SÃO PAULO BELO HORIZONTE

As obras de duplicação da BR-381 entre Belo Horizonte e São Paulo iniciaram em outubro de 1993, financiada pelos governos estaduais de São Paulo, Minas Gerais e federal com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento e foram finalizadas em 2005.

As obras de duplicação do trecho entre Belo Horizonte-São Paulo foram divididas
em duas fases:

  • Na primeira fase, com ínicio em outubro de 1993, foram duplicados os
    trechos de Belo Horizonte até o trevo de  Nepomuceno, com 217 quilômetros no Estado de
    Minas Gerais, e Entrocamento da rodovia Dom Pedro I até Guarulhos ,no entrocamento com a BR-116, com 53
    quilômetros no Estado de São Paulo.
  • Na segunda fase, foram duplicados os trechos entre o trevo de Nepomuceno  até a cidade de Extrema,na  Divisa MG/SP, com 256 quilômetros no Estado de Minas Gerais, e o trecho da Divisa MG/SP  até  o Entrocamento com a rodovia Dom Pedro I, com 37 quilômetros no Estado de São Paulo.

TRECHO NORTE

BR-381 Trecho Norte

Este trecho liga Belo Horizonte à divisa do estado de Minas Gerais com o Espírito Santo,  a BR-381 acessa  também à BR 116 em Governador Valadares, que liga o Rio de Janeiro à Bahia, além da BR-262 que liga aos portos  de Vitória no Espírito santo, a rodovia passa pela região do Vale do Aço, uma das regiões mais importantes na produção de aço do Brasil.A rodovia permanece sob a gestão do governo federal e é o que possui as piores condições de tráfego, dentre todos da BR-381. O traçado sinuoso em pistas simples na maioria simples (não duplicadas)com grande  volume de tráfego tornaram a BR-381 Norte uma das rodovias mais perigosas do país, recebendo popularmente  de “Rodovia da Morte”.A BR-381 Norte é um importante elo entre as rodovias do sudeste e do nordeste do país, e único eixo de ligação do vetor leste de Minas Gerais com seus importantes parques industriais, destacadamente no Vale do Aço e no Vale do Rio Doce, com a região sudeste e o sul do país. 

DUPLICAÇÃO DO TRECHO NORTE

O trecho  entre Belo Horizonte e Governador Valadares,possui uma extensão de 303 km, é  uma das principais ligações da capital para o nordeste mineiro e outras regiões do país, além de ser rota para cidades litorâneas da Bahia e Espírito Santo. Apresenta tráfego sempre crescente devido à circulação de veículos de carga da Região do Vale do Aço.

As obras de duplicação da BR-381 entre Belo Horizonte e Governador Valadares, foram iniciadas em 2014 e foram divididas em 08 lotes, após várias paralisações e retomadas,apenas dois lotes estão em execução, somando estes dois lotes totalizam 65 km de extensão, já foram concluídas e liberada ao tráfego 60 km.

TRECHO CAPIXABA

Trecho concedido ao governo do Espírito Santo,a rodovia recebe o nome de ES-381 ,com uma extensão total de 148 km dos quais 70 km foram concluídas as obras de pavimentação nos anos 2000.

Trecho divisa MG/ES - Nova Venécia

rodovia br-381 espirito santo

Este trecho da rodovia BR-381/ES-381 inicia na divisa de Minas com Espírito Santo e termina em Nova Venécia.

O seu trajeto possui trechos interligados pelas cidades de Barra de São Francisco e Nova Venécia,nestes perímetros urbanos a rodovia é descontinuada e atravessa estes centros urbanos em caráter de avenidas.

 

A rodovia sobrepõe trechos de 25 km sobre a ES-080 e 10 km sobre a ES-137.Entre entroncamento da ES-137 e ES-080,foram inauguradas em 2019 obras de acesso a oito pontes existentes ao longo da Rodovia ES-381,Que desde 1982 quando começaram as obras da rodovia,finalmente foram concluídas em 2019.

Situação:

  • Pavimentada com pista simples

Cidades e locais por onde passa:

  • Barra de São Francisco
  • Ponte do Bagaço
  • Monte Senir
  • Boa Vista 
  • Guararema
  • Cedrolândia
  • Cristalino
  • São João do Boto
  • Nova Venécia

Extensão:

  • 82 km

Rodovias que fazem acesso:

  • ES-320
  • ES-080
  • ES-426
  • ES-137

Trecho Nova Venécia - São Mateus

Rodovia BR-381 São Mateus - Nova Venecia

Entre  São Mateus e Nova Venécia,a BR-381 recebe o nome de  Rodovia Miguel Curry Carneiro.A rodovia  inicia na rua Três Morros ,via marginal da BR-101 em  São Mateus e termina na Av. Belo Horizonte em Nova Venécia.

Km zero da BR-381 em São Mateus
Foto:Google

Situação:

  • Pavimentada com pista simples,asfalto em boas condições

Extensão:

  • 64 km

Cidades e locais por onde passa:

  • São Mateus
  • Km 13
  • Vaversa
  • Santa Rita
  • Santa Leocádia
  • Santa Terezinha
  • Km 35
  • Nestor Gomes
  • Nova Venécia

Rodovias que fazem acesso:

  • BR-101
  • ES-356 ,acesso para Jaguaré
  • ES-344