MAPA DA RODOVIA BR-381
A RODOVIA BR-381
A BR-381 é uma rodovia de sentido diagonal, de grande importância econômica para o Brasil, por ligar os estados brasileiros do Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo.A rodovia liga a cidade de São Mateus, no Espírito Santo a a cidade de São Paulo capital, finalizando no entroncamento com a BR-116 – Rodovia Presidente Dutra nas divisas dos municípios de São Paulo e Guarulhos. No trajeto atual, possui uma extensão total de 1183 quilômetros, dos quais 95 são em São Paulo, 940 em Minas Gerais e 148 no Espírito Santo.
A rodovia tem uma importância fundamental, pois faz parte do mais relevante eixo rodoviário nacional, junto da BR-116, interligando os três maiores estados da federação, constituindo-se num corredor de transporte tanto para abastecer o mercado interno como para o mercado exterior.
BR-381 MINAS GERAIS
No estado de Minas Gerais, a BR-381 possui uma extensão de 940 km e possui dois trechos distintos.
TRECHO SUL
Neste trecho, entre Belo Horizonte e São Paulo a rodovia é toda duplicada e também é conhecida como rodovia Fernão Dias, em homenagem ao nome do bandeirante que se embrenhou nos sertões do Estado de São Paulo e de Minas Gerais à procura de esmeraldas em trilhas percorridas que lembram o traçado atual da rodovia, começou a ser construída na década de cinqüenta do século passado. Foi inaugurada a ligação Belo Horizonte-Pouso Alegre em 1960 no governo do presidente Juscelino Kubistcheck, quando ainda estava inacabada a obra. Contudo, apenas em 1961 a rodovia havia sido totalmente concluída, com a finalização das obras no trecho paulista.
A rodovia Fernão Dias liga duas das mais importantes cidades do País: Belo Horizonte até São Paulo, percorrendo um traçado diagonal numa extensão de 563 quilômetros neste trecho. Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), 43% da economia mineira, 20% de toda a produção do parque industrial de Minas e de São Paulo, cerca de 60% da produção nacional de ferro-gusa e aproximadamente 3 milhões de toneladas da produção agrícola mineira passam pela BR 381, representando uma circulação média de mais de 15 mil veículos – entre ônibus, caminhões e automóveis – por dia. Além disso, 25% da população mineira vivem e
trabalham em sua área de influência.
DUPLICAÇÃO DO TRECHO SÃO PAULO BELO HORIZONTE
As obras de duplicação da BR-381 entre Belo Horizonte e São Paulo iniciaram em outubro de 1993, financiada pelos governos estaduais de São Paulo, Minas Gerais e federal com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento e foram finalizadas em 2005.
As obras de duplicação do trecho entre Belo Horizonte-São Paulo foram divididas
em duas fases:
- Na primeira fase, com ínicio em outubro de 1993, foram duplicados os
trechos de Belo Horizonte até o trevo de Nepomuceno, com 217 quilômetros no Estado de
Minas Gerais, e Entrocamento da rodovia Dom Pedro I até Guarulhos ,no entrocamento com a BR-116, com 53
quilômetros no Estado de São Paulo. - Na segunda fase, foram duplicados os trechos entre o trevo de Nepomuceno até a cidade de Extrema,na Divisa MG/SP, com 256 quilômetros no Estado de Minas Gerais, e o trecho da Divisa MG/SP até o Entrocamento com a rodovia Dom Pedro I, com 37 quilômetros no Estado de São Paulo.
TRECHO NORTE
Este trecho liga Belo Horizonte à divisa do estado de Minas Gerais com o Espírito Santo, a BR-381 acessa também à BR 116 em Governador Valadares, que liga o Rio de Janeiro à Bahia, além da BR-262 que liga aos portos de Vitória no Espírito santo, a rodovia passa pela região do Vale do Aço, uma das regiões mais importantes na produção de aço do Brasil.A rodovia permanece sob a gestão do governo federal e é o que possui as piores condições de tráfego, dentre todos da BR-381. O traçado sinuoso em pistas simples na maioria simples (não duplicadas)com grande volume de tráfego tornaram a BR-381 Norte uma das rodovias mais perigosas do país, recebendo popularmente de “Rodovia da Morte”.A BR-381 Norte é um importante elo entre as rodovias do sudeste e do nordeste do país, e único eixo de ligação do vetor leste de Minas Gerais com seus importantes parques industriais, destacadamente no Vale do Aço e no Vale do Rio Doce, com a região sudeste e o sul do país.
DUPLICAÇÃO DO TRECHO NORTE
O trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares,possui uma extensão de 303 km, é uma das principais ligações da capital para o nordeste mineiro e outras regiões do país, além de ser rota para cidades litorâneas da Bahia e Espírito Santo. Apresenta tráfego sempre crescente devido à circulação de veículos de carga da Região do Vale do Aço.
As obras de duplicação da BR-381 entre Belo Horizonte e Governador Valadares, foram iniciadas em 2014 e foram divididas em 08 lotes, após várias paralisações e retomadas,apenas dois lotes estão em execução, somando estes dois lotes totalizam 65 km de extensão, já foram concluídas e liberada ao tráfego 60 km.
TRECHO CAPIXABA
Trecho concedido ao governo do Espírito Santo,a rodovia recebe o nome de ES-381 ,com uma extensão total de 148 km dos quais 70 km foram concluídas as obras de pavimentação nos anos 2000.
Trecho divisa MG/ES - Nova Venécia
Este trecho da rodovia BR-381/ES-381 inicia na divisa de Minas com Espírito Santo e termina em Nova Venécia.
O seu trajeto possui trechos interligados pelas cidades de Barra de São Francisco e Nova Venécia,nestes perímetros urbanos a rodovia é descontinuada e atravessa estes centros urbanos em caráter de avenidas.
A rodovia sobrepõe trechos de 25 km sobre a ES-080 e 10 km sobre a ES-137.Entre entroncamento da ES-137 e ES-080,foram inauguradas em 2019 obras de acesso a oito pontes existentes ao longo da Rodovia ES-381,Que desde 1982 quando começaram as obras da rodovia,finalmente foram concluídas em 2019.
Situação:
- Pavimentada com pista simples
Cidades e locais por onde passa:
- Barra de São Francisco
- Ponte do Bagaço
- Monte Senir
- Boa Vista
- Guararema
- Cedrolândia
- Cristalino
- São João do Boto
- Nova Venécia
Extensão:
- 82 km
Rodovias que fazem acesso:
- ES-320
- ES-080
- ES-426
- ES-137
Trecho Nova Venécia - São Mateus
Entre São Mateus e Nova Venécia,a BR-381 recebe o nome de Rodovia Miguel Curry Carneiro.A rodovia inicia na rua Três Morros ,via marginal da BR-101 em São Mateus e termina na Av. Belo Horizonte em Nova Venécia.
Situação:
- Pavimentada com pista simples,asfalto em boas condições
Extensão:
- 64 km
Cidades e locais por onde passa:
- São Mateus
- Km 13
- Vaversa
- Santa Rita
- Santa Leocádia
- Santa Terezinha
- Km 35
- Nestor Gomes
- Nova Venécia
Rodovias que fazem acesso:
- BR-101
- ES-356 ,acesso para Jaguaré
- ES-344